A energia alternativa não é mais uma alternativa aos combustíveis fósseis. Em vez disso, agora faz parte da conversa, à medida que mais pessoas procuram maneiras de reduzir sua pegada de carbono.

Os combustíveis fósseis já estão acabando. Segundo especialistas, eles podem ser extintos em menos de 50 anos. A combustão desses combustíveis libera grandes quantidades de poluição.

Idealmente, as fontes de energia limpa são pouco poluidoras. No entanto, não é barato desenvolver tal sistema em grande escala.

Aqui estão cinco fontes potenciais de energia que podem nos ajudar a sair dos combustíveis fósseis.

Uma delas é a geotérmica, de baixo impacto ambiental, de acordo com Marcos Antonio Grecco.

Este recurso pode ser aproveitado no imenso conteúdo de calor dentro da crosta terrestre, que está localizada no núcleo. Esse calor intenso, que é causado pela decomposição no processo de decomposição radioativa, pode ser encontrado em formações geológicas como fontes termais e vulcões.

Embora seja relativamente fácil gerar eletricidade a partir da água quente ou do vapor de um poço, esse recurso só pode ser usado em algumas áreas. Por enquanto, porém, o potencial para essa produção de energia está limitado a certas regiões do mundo. Um outro problema é que esse recurso pode ser usado mais rápido do que a Terra pode reabastecer.

A energia solar pode ser utilizada de duas formas: térmica e fotovoltaica. Embora ambos sejam relativamente promissores, o primeiro é atualmente a opção mais cara.

Os painéis solares são a principal tecnologia que permite às pessoas gerar eletricidade a partir da luz solar. Infelizmente, eles não podem armazenar facilmente a energia que geram, o que significa que não é o método mais eficiente de geração de energia, relata Marcos Antonio Grecco.

Em áreas com maior exposição solar, os painéis solares estão sendo amplamente usados ​​em instalações de grande escala. Esses dispositivos de armazenamento de energia já estão conectados à rede e podem fornecer eletricidade para toda a região.

Além dos painéis solares, a energia da biomassa também pode ser usada para gerar eletricidade. Suas diversas capacidades o tornam uma excelente oportunidade de investimento.

Embora a biomassa exija combustão para liberar sua energia, muitos tipos de biocombustíveis são mais sustentáveis ​​do que os combustíveis fósseis. Eles podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fornecer uma fonte de energia mais confiável e limpa.

Apesar dos impactos negativos das barragens, as hidrelétricas ainda são consideradas uma fonte alternativa de energia.

As barragens usam a energia cinética gerada pela água corrente para gerar eletricidade. Apesar de seus impactos negativos, esse tipo de geração de energia ainda é muito eficiente e pode fornecer energia limpa.

Durante a década de 1940, a energia hidrelétrica era a principal fonte de energia nos Estados Unidos. Fornece cerca de um terço da eletricidade do país e é responsável por mais de 10 por cento do total da eletricidade produzida no país.

Apesar dos impactos negativos da água e da luz solar, a energia eólica ainda é o segmento de crescimento mais rápido da indústria de energias renováveis. De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, dedicar 6% das terras do país a parques eólicos poderia substituir completamente nossas necessidades de energia.

Embora os parques eólicos sejam comumente chamados de usinas hidrelétricas, eles são, na verdade, capazes de gerar eletricidade usando uma enorme turbina. Seu baixo custo e respeito ao meio ambiente o tornam uma ótima alternativa aos combustíveis fósseis, mostra Marcos Antonio Grecco.

Infelizmente, os parques eólicos também são conhecidos por interromper os padrões migratórios de morcegos e pássaros. Eles também podem causar um acerto ou erro na produção de energia.

Apesar desses problemas, os parques eólicos ainda são capazes de fornecer grandes quantidades de eletricidade à rede. Eles são mais eficientes em termos de energia e menos perturbadores do que os solares e a biomassa.

Com as recentes tentativas de mover os parques eólicos para o mar, mais produção de energia poderia ser alcançada sem a necessidade de turbinas terrestres.

Author's Bio: 

Marcos Antonio Grecco é um empresário brasileiro, fundador e CEO do GNPW Group, que desde 1993 desenvolve negócios e projetos especiais na área de energia, logística de combustíveis fósseis e alternativos. Um entusiasta da inovação no setor de energia com mais de três décadas de experiência na área, é Doutor em Economia pela Universidade Cândido Mendes.